terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Conselho do amigo Pedro.


Lendo hoje a segunda carta de Pedro as palavras do capitulo um me saltaram os olhos e comecei a meditar sobre o assunto e quero compartilhar algumas ideias.




2PEDRO

1.13 Considero justo despertar-vos com certas lembranças, enquanto ainda estou neste tabernáculo,*

1.14 sabendo que em breve deixarei este meu tabernáculo, como nosso Senhor Jesus Cristo assim já me declarou.

1.15 Mas procurarei esforçar-me para que, depois da minha partida, também tenhais lembrança dessas coisas em toda ocasião.

1.16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois fomos testemunhas oculares da sua majestade.

1.17 Porque ele recebeu honra e glória de Deus Pai quando, pela glória majestosa, a seguinte voz lhe foi dirigida: Este é o meu Filho amado de quem me agrado.

1.18 E nós mesmos ouvimos essa voz, dirigida do céu, quando estávamos com ele no monte santo.

1.19 Assim, temos ainda mais firme a palavra profética. E fazeis bem em estar atentos a ela, como a uma candeia que ilumina um lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vosso coração.

1.20 Sabei antes de tudo que nenhuma profecia das Escrituras é de interpretação particular.

1.21 Pois a profecia nunca foi produzida por vontade humana, mas homens* falaram da parte de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.

*(Corpo)


Pedro começa dizendo que considera justo lembrar-nos constantemente a respeito das verdades e promessas de Deus, pois podemos facilmente nos esquecer de quem somos em Deus, isso significaria andar sem missão e pior sem identidade, ou seja, um indigente.

Ele diz sobre a importância de ter essas lembranças em "toda ocasião" e não somente no culto ou qualquer outra reunião da igreja, trazendo isso para nossos dias significa que a intenção de Pedro era que nos momentos em que andamos de ônibus, na sala de aula, no trabalho ou qualquer outra atividade secular...todo momento é para estarmos familiarizados com as palavras de Deus para nós e nos mantermos alicerçados pela fé em suas promessas.


No verso 16 Pedro afirma que tudo que ele está relatando sobre Deus não se trata de histórias, filosofias ou psicologia, mas sim de uma palavra viva, uma palavra que é uma pessoa (o verbo se fez carne...).


Quando li isso logo pensei a respeito do texto de Pv 29:18: "Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado"O testemunho de Jesus é o espirito da profecia, e não havendo profecias o povo se corrompe.E por esse motivo que pedro faz essas declarações pois ele foi testemunha ocular, ele presenciou o espirito da profecia, ele afirma que ouviu a voz de Deus se declarando ao filho e por conta disso ele tem mais profundidade na palavra profética, e logo depois nos aconselha a estarmos atentos a essa palavra (lembre-se essa palavra é uma pessoa também).

O apostolo Paulo nos adverte a buscar as coisas do alto, passamos muito tempo nos distraindo das verdades de Deus e nos enchendo de toda porcaria que o mundo oferece, por esse motivo nossas faculdades espirituais são debilitadas, porque não alimentamos o espirito com a Palavra.

Meu entendimento disso tudo é que precisamos dedicar tempo em ver e ouvir Deus, a palavra é viva pois o verbo se fez carne e habitou entre nós. Não é carnal memorizar as escrituras, carnal estaria mais para esquece-la ou não saber usa-la, portanto devemos tomar para nós a instrução do Apostolo Paulo: 


"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está                 assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."
Colossenses 3:1-3




Guia de oração:

Pai! Peço que me ajude a guardar a tua palavra, eu não tenho sentido vontade em ler as escrituras mas sei o quanto é importante para o meu crescimento espiritual, ajuda-me nas minhas falhas e quando eu falhar me abraça com amor para que eu não me sinta condenado e pare de buscar, mas que o teu amor me constranja a tal ponto de eu não ver outra alternativa a não ser continuar te buscando.
Amém.

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

Deuteronômio 6:4-9




Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random